Total de visualizações de página

junho 22, 2012

Veja bem, meu bem!

Ultimamente tenho encontrado-me bastante recluso em mim mesmo. E isso é bem perceptível a olhos alheios, àqueles que com atenção fitam-me, veementemente, a olho nu, com lupas e a mil graus. Eu realmente tenho me mantido e aproximado-me somente daquilo que me traz bom agrado, bom proveito, bom ornado. E me afastado de tudo que por vezes trava-me o riso, tira noites de sono e me mantém indeciso. 

Assim como as lembranças, situações, amores e emoções; as pessoas também - elas vem e vão. Já dizia Maria Rita, em Encontros & Despedidas: "[...] tem gente que chega pra ficar, tem gente que vai pra nunca mais, tem gente que vem e quer voltar, tem gente que vai e quer ficar, tem gente que veio só olhar, tem gente  sorrir e a chorar; E assim, chegar e partir." E assim a vida segue seu percurso diário, repetindo-se na mesma estação. Coisas suscetíveis a grandiosas importâncias de ontem, hoje já não mais refletem da mesma forma ou sequer são evocadas, trazidas à lembrança. Matamos a todo tempo tudo aquilo que não é de muita valia a nós. Incorreto? Inexato? De forma alguma! Aquilo que não lhe acrescenta em nada, somente atenua, abate e subtrai, obviamente não merece permanecer adjunto a ti. De forma alguma.

Foi então que parei - eu comigo mesma, sentei-me e indaguei: "Pois é!". E fui dissecando as circunstâncias ali então expostas e a partir de uma apreciação mais profunda, constatei a seguinte peroração: "Só manterei-me ativa naquilo que encoraja-me, traz o riso, me mantém robusta e não me suga. Me sustentarei, acima de tudo, apensada somente àquilo que me faz o bem, me satisfaz e convém." E desde então, certas coisas que num pretérito-mais-que-imperfeito até então presente mantinha-me débil e combalida passou a não possuir tanta importância assim.

Pois bem, na verdade, passou a não ter é importância alguma. À vista disso tornei-me bastante propensa a tratar com displicência aquilo que não suceda de complacência. E veja bem, veja muito bem! Bem encontro-me eu agora, que, no entanto, por questões maiores, há tempos distante de mim mesma não podia mais enxergar-me. Bem... veja bem e muito além do bem - se tu almejares veementemente um propósito, até mesmo o mundo e suas desgraças, há como suprimir os erros e o reconstruírem.


Goblinwand.